Ouriço Cacheiro
Ouriço – Cacheiro
O Ouriço-cacheiro é um dos mais conhecidos animais da nossa fauna. Apesar do seu aspecto severo, é inofensivo, podendo viver tranquilamente nos nossos jardins. Os espinhos são usados apenas como proteção contra predadores.
Identificação e Características
Desengonçado e pachorrento ao andar pelo chão, o ouriço-cacheiro demonstra bom domínio do corpo quando sobe nas árvores, onde passa grande parte do tempo.
Ouriço-cacheiro, também chamado de coandu ou cuim, é um mamífero roedor da família dos eretizontídeos, muito freqüente no Brasil e em outros países sul-americanos. Há espécies congêneres menores (C. prehensilis, C. melanurus etc.), mas a espécie maior (Coendou villosus) mede cerca de sessenta 60 centímetros da ponta do focinho à extremidade da cauda, à qual correspondem 25 cm. Para se locomover nas árvores, o ouriço-cacheiro utiliza-se das unhas curvas que tem nos quatro dedos das patas e da cauda preênsil, semelhante à dos macacos. Tem o dorso revestido de espinhos, mas se distingue por diversos aspectos de outros animais com essa característica, como o ouriço-europeu, o porco-espinho da Europa, Ásia e África, e o porco-espinho da América do Norte.
Taxonomia
Nome popular: Ouriço
Nome científico: Coendou villosus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Erethizontidae
Gênero: Coendou
Espécie: Coendou Villosus
Distribuição
Como o ouriço europeu (Erinaceus europaeus) e o ouriço-cacheiro (Coendou villosus), este freqüente no Brasil e em outros países da América do Sul.
Estatuto de Conservação
Apesar de não ser a presa principal de nenhum predador, e da sua cobertura espinhosa ser um forte dissuasor de qualquer ataque, há, todavia alguns fatores de ameaça para este insetívoro. O ouriço é por vezes capturado por raposas, mochos e corujas, águias e toirões. O texugo, devido às suas fortes e compridas garras, tem alguma facilidade em penetrar na cobertura espinhosa,