Ottocodificação
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
OTTOCODIFICAÇÃO
COLATINA
2013
OTTOCODIFICAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sob orientação do Prof.º. como requisito para obtenção de nota parcial.
COLATINA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
3 Desenvolvimento 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1 INTRODUÇÃO
A codificação de bacias proposta por Otto Pfafstatter (1989) aperfeiçoa o gerenciamento das bacias de drenagem e possibilita maior controle da ação do homem nessas áreas e das consequências que pode causar em todo o sistema.
Trata-se de um método hierárquico que tem como base a topografia do terreno, permitindo um detalhamento do sistema hídrico com uma economia significativa de dígitos, facilitando a visualização dos impactos de determinadas ações na área. É um método perfeitamente adequado à gestão dos recursos hídricos e com aplicabilidade global.
O sistema utiliza a natureza ordinal dos algarismos de 0 a 9, sendo que o valor do algarismo indica o tipo de bacia e a posição dentro da região hidrográfica. Tendo-se codificado toda a rede hidrográfica, qualquer sistema de informações geográficas, mesmo aqueles que não dispõem de recursos específicos para análises e navegação em redes, poderá oferecer serviços de navegação topológica, organização, estruturação, endereçamento e gerenciamento dessas bases de dados.
O processo de ottocodificação apresenta uma evidente importância, e é adotada por diversas instituições e órgãos governamentais.
A Ottocodificação é também aplicada à classificação dos cursos d’água, neste caso o código de curso d’água deriva do próprio código da bacia, mas excluídos os últimos algarismos ímpares, que