Otimização de uma Placa Laminada utilizando Algoritmos Genéticos
Edson Moreira Dantas Junior
Antônio Macário Cartaxo edsonmdantas@yahoo.com.br macario@ufc.br
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil
Campus do Pici, Bloco 710, CEP 60455-760, Fortaleza, Ceará, Brasil
RESUMO
A determinação de modelos ótimos para estruturas laminadas vem sendo um dos grandes desafios enfrentados pelo setor industrial atual. Isso se deve a dificuldade de encontrar uma configuração ótima para estruturas com inúmeras variáveis de projeto como é o caso de estruturas laminadas em compósito. Atualmente a prática mais comum é a de projetar estruturas que atinjam os valores de serviço requerido sem verificar se o projeto é o projeto ótimo ou não. Uma das metodologias para se obter um projeto ótimo é através do uso de algoritmos genéticos. Estes são poderosas ferramentas que utilizam métodos estatísticos para a obtenção de soluções viáveis em direção ao ótimo. O presente trabalho buscou obter a solução para o projeto de uma placa laminada em compósito sujeita a cargas de flambagem e restrita a um frequência natural de 10Hz. Também buscou-se analisar qual o mínimo de lâminas que atenderia as exigências de projeto.
1. INTRODUÇÃO
A determinação de modelos ótimos para estruturas laminadas vem sendo um dos grandes desafios enfrentados pelo setor industrial atual. Isso se deve a dificuldade de encontrar uma configuração ótima para estruturas com inúmeras variáveis de projeto como é o caso de estruturas laminadas em compósito.
Atualmente a prática mais comum é a de projetar estruturas que atinjam os valores de serviço requerido sem verificar se o projeto é ótimo ou não.
Para formular um problema de otimização, é necessário definir as variáveis de projeto, a função objetivo e as restrições. No caso de otimização de laminados, geralmente as variáveis de projeto envolvem o número de laminas, a espessura e o ângulo de orientação das