Otimização de processo em diretoria de avaliações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Londrina
Engenharia de Produção
IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODOS PARA A OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO EM UM SETOR DE DIRETORIA DE AVALIAÇÕES
Jansley Augusto Souza Ciciliato (UTFPR-LDA) jansleyaugusto@hotmail.com Roberto Lemos Almeida Filho (UTFPR-LDA) r-lemos@live.com Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar aspectos comportamentais, como a filosofia kaizen e ferramentas de aperfeiçoamento, como 5S e PDCA, que ajudam as empresas e indústrias de modo geral, na busca por melhorias na otimização dos processos, para que ofereçam melhores serviços ao público alvo. Assim, iniciou-se uma revisão bibliográfica, a fim de identificar como tal filosofia (kaizen) e ferramentas (PDCA e 5S) podem ajudar a conseguir os resultados esperados. A metodologia kaizen vem sendo aplicada em diversas áreas, e foi aplicada no setor de produção de avaliações de ensino superior no presente artigo. O ciclo PDCA e a ferramenta 5S foram as formas para a busca de melhorias. A aplicação de tais métodos foi satisfatória para o contexto, obtendo melhoria de 57,25% no processo aplicado.
Palavras-chaves: Filosofia Kaizen, Melhorias, PDCA, 5S.
Introdução
Oferecer melhores serviços ao público, faz parte do dia-a-dia das empresas, que buscam sempre melhorias, a fim de sempre agradar e conquistar o seu cliente ou para que simplesmente tenha uma maior organização interna. Assim, a empresa citada no presente artigo encontra-se na mesma situação, após um primeiro semestre de entrega de produtos e serviços com baixa taxa de sucesso, o responsável pela gestão do setor foi em busca de melhorias para a equipe com o objetivo de alcançar as metas impostas pela empresa.
Após realizado um estudo, para buscar o que mais se adequaria aos processos de produção do setor, foi escolhido ferramentas e metodologias de otimização baseadas em baixo custo financeiro, humano e material, visto que a produção não poderia parar totalmente para um treinamento