Otimização de banco de dados
PROCESSO DO SERVIDOR: Ele representa o programa que entra em interação direta com o servidor Oracle. Ele responde a todas as consultas (ou pedidos) e retorna os resultados. Ele pode ser dedicado a um servidor cliente ou compartilhado com vários.
CECHE DE BIBLIOTECA: Armazena código executado em período recente. Poupa esforço do Oracle em analisar por parse todo o código. Sé houver alteração, o conteúdo do cache é descartado ,e um novo é gravado no lugar.
CACHE DICIONÁRIO DE DADOS: Armazena as definições dos objetos usados recentemente. A estrutura das tabelas, índices e outros dados
CACHE DE BEFFER DO BANCO DE DADOS: O cache de buffer do banco de dados é a área de trabalho do Oracle para execução de SQL. Durante uma consulta, os dados também utilizam o cache. A sessão calcula quais blocos contêm as linhas de interesse e as copia no cache de buffer do banco de dados.
BUFFER DE REDO LOG: É utilizado para registrar alterações feitas no banco de dados. Nas versões anteriores a oracle 9, o sga era estático configurado nos valores baseados no arquivo de parâmetro init.opra. No oracle 9 a sga pode ser expandida ou compactada enquanto está sendo executada.
JAVA POOL: Uma área utilizada para dados do programa java.
LARGE POOL: Área de grande espaço utilizada para transferências de dados para não existir conflitos com outras ações que tiverem sendo executadas.
PMON: Monitora o sistema e é responsável por garantir que toda a ação do banco seja realizadas em perfeitas condições .
CKPT: Memoria de controle automática salvo nos arquivos de controle.
PGA: Bloqueia é desbloqueia usuário também é uma área de memoria e uma área privada particular.
SMON: É um processo de fundo do Oracle criado quando você iniciar um banco de dados . O processo SMON realiza recuperação de instância, limpa após