A história da logistica
A História da logística no Brasil , é uma evolução envolvida com diversos fatores que possibilita a melhoria de trabalho dentro das empresas,o termo “logística” existe desde a década de 40,sendo muito utilizado pelos militares americanos,no suprimento e transporte do material nas batalhas .A logística(em grego,a arte de calcular) teve, portanto,como ponto de partida na II Guerra Mundial.
Nessa época, os generais dos estados unidos denominaram a arte de transportes, distribuição e suprimento das tropas em operações; (Moura1998),afirma que a logística,teve inicio no século XVIII , no reinado de Luiz XIV,com o posto de marechal-General de logística, responsável e pelo transporte do material bélico nas batalhas.Para o autor, a logística,surgiu no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990,em função da mudança na forma pela qual as organizações viam seus clientes.A logística por sua vez representa o elo entre todas as áreas geradas pelos demais departamentos como,vendas,marketing,finanças,custos,pesquisas e desenvolvimentos, produção e todos os setores que somados visam um mesmo objetivo,sucesso e metas alcançadas.O tema ilustra um desafio necessário para a continuidade e busca de vantagens competitiva. Hoje a logística desvinculou-se da figura do armazém e docas de transporte e se faz presente em salas de aula, congressos e mesas de reuniões com a real importância que é merecida.
A logística é todo o processo de desenvolvimento dês da cadeia de suprimento até o processamento e solicitações de pedidos e produtos finais.
No Brasil, o conceito de SCM difundiu-se no final da década de 90, tendo em vista o movimento da logística integrada; como exemplo tem-se o “movimento ECR Brasil, iniciado em meados de 1997, e que só em novembro 1998 apresentou os primeiros resultados, da fase de projetos-piloto, que apontaram para um grande potencial de redução de custos” (FLEURY, 2007, p.1). A logística é apontada como um dos principais instrumentos