Otimizar o Controle de Estoque de Almoxarifado
Primeira Etapa: Identificar a Necessidade e Definir o Problema Foi verificado que o setor de Planejamento de uma empresa metalomecânica chamada Technomec (TCH) faz requisição de compra de materiais das obras levando em consideração o estoque que há no almoxarifado da empresa, sendo que essa verificação é feita visualmente, o que vem gerando erros e alto número de homem-hora nessa verificação. O erro mais comum é a compra de itens que já existem na fábrica e estariam disponíveis para utilização. Então, verificou-se a necessidade de criação de um sistema que relacionasse todos os materiais da fábrica para um melhor controle de estoque (entrada e saída de materiais), de modo que houvesse minimização de erros e redução de custos.
Segunda Etapa: Montar a Equipe de Projeto Em uma reunião de gerência, definiu-se a equipe que faria parte desse projeto: 2 almoxarifes para relacionar os materiais e etiqueta-los, 1 coordenador de planejamento para indicar o que já está comprometido, 1 analista de TI (Tecnologia da Informação) para construir um “software” e 1 engenheiro de produção para liderar todo o projeto e indicar como este “software” deve seguir, ou seja, elaborar como esse sistema deve ser para atender a necessidade.
Terceira Etapa: Identificar Limitações e Critérios de Sucesso A equipe de projeto identificou as seguintes propriedades para sucesso do projeto: custo, treinamento, funcionalidade e cronograma de projeto.
Propriedades
Fatores de Peso
Justificativa
Custo
2
Não é desejável ter um custo muito alto de implementação, mas é aceitável, já que o sucesso ajudará a reduzir os custos no futuro.
Treinamento
4
É fundamental que os funcionários do almoxarifado sejam treinados para dar continuidade no projeto.
Funcionalidade
5
Se o projeto não for funcional e prático, de nada adianta o projeto, ou seja, tem que ser integrado e de fácil acesso.
Cronograma de projeto
1
No atual momento da