otimizando o layout
MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE DE MATERIAIS
Este resumo discute a otimização do armazém do ponto de vista de dois indicadores, a capacidade estática e o momento de transporte, além de apresentar uma série de equipamentos que utilizados adequadamente melhoram a eficiência da movimentação interna de materiais dentro do armazém. Entendem os autores que os indicadores acima auxiliam o profissional de logística na gestão de armazenagem e devem ser monitoradas de forma sistemática de forma a melhorar a eficiência do processo de movimentação e armazenagem dada as limitações impostas pelo arranjo físico e layout.
Entende-se por arranjo físico a disposição espacial dos elementos fixos ou de difícil mobilidade que compõem um espaço físico edificado ou adaptado para abrigar, de modo pertinente, as diferentes atividades humanas. Já o layout pode ser entendido como a disposição espacial de elementos destinados a favorecer as atividades humanas, possuidores de um razoável grau de mobilidade e que, normalmente, estão bastante subordinados ao arranjo físico.
A movimentação de materiais tem por objetivos repor matérias-primas nas linhas de produção, transportar materiais em processamento, encaixotar e armazenar produtos tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. Um arranjo físico adequado e um layout pertinente permitem utilizar a tridimensionalidade de um armazém, da maneira mais eficiente possível; um bom projeto irá proporcionar uma movimentação de materiais e acesso a qualquer SKU de modo à rápida, fácil e segura.
É importante ressaltar que layout é a disposição física dos equipamentos e das pessoas, que define onde colocar as instalações, máquinas e pessoal. Define também a forma e a aparência da produção. Determina a maneira segundo a qual a produção flui e define os fluxos dos elementos envolvidos na produção.
A dinâmica de um armazém consiste basicamente em receber, movimentar, estocar/armazenar, movimentar e expedir, e,