layout
O setor supermercadista brasileiro vem passando por uma série de transformações que estão aumentando a competitividade no setor. Para garantir sua sobrevivência, os supermercadistas estão buscando ferramentas que os ajudem a atender o consumidor de forma eficiente e lucrativa.
Entre os fatores que explicam o acirramento da disputa no cenário competitivo estão à expansão do varejo eletrônico, o fortalecimento das alianças estratégicas entre fornecedores e varejistas e a tendência à concentração em grandes redes.
Aspectos como a busca de eficiência, melhor compreensão do relacionamento com o consumidor e melhor gestão de lojas têm sido elementos importantes para as empresas submetidos a uma crescente concorrência.
Layout pode mudar a realidade de uma loja, garantir o conforto dos consumidores e também melhorar as vendas. Mas para isto precisamos estudar o espaço, distribuir bem as áreas permitindo assim uma melhor funcionalidade.
Para poder planejar corretamente o espaço de uma loja, é indispensável saber que tipos de produtos serão expostos, quantas pessoas você vai atender por dia, qual o estoque necessário e qual o seu público alvo. As respostas lhe permitirão saber qual a imagem que seu estabelecimento comercial deve ter para tornar-se uma referência na paisagem da rua. A chave do layout é melhorar o serviço ao consumidor, aumentar a produtividade da loja e reduzir os custos proporcionais
Assim, a layoutização compreende como uma análise de posicionamento das áreas de higiene, perfumaria, limpeza, alimentos, bebidas, bazar, laticínios, padaria, hortifrúti e açougue; dentro da loja e sua mudança para o ponto considerado ideal. [...] Percebe-se que o layout deverá observar desde a entrada de sua loja, com portas amplas, facilitando o máximo acesso, além de um espaço interno adequado, circulação de pessoas, sinalização interna, exposição de produtos, área de vendas, estoque, fachada, prateleiras, caixas. O layout nunca