Atividade avaliativa de economia
Nessa passagem Adam Smith procurou exemplificar que as riquesas geradas pelo trabalho, eram resultados do interesse individual e egoísta do trabalhador (individualismo) e isso era harmonizado pela liberdade econômica através do funcionamento divino e natural das atividades econômicas (mão invisível). Essa passagem referencia também a divisão do trabalho uma vez que ao atender sua ganância, o seu próprio interesse seria a necessidade de multiplicar sua produção e gerar riqueza universal.
2. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra?
Durante a Guerra todo trabalho e produção de uma Nação fica voltada prioritariamente para a guerra. Nos Estados Unidos, devido a necessidade de produtos voltados para guerra, fábricas de prudutos de beleza (possuem facilidade nas transformações) se voltaram para a produção de munição, o que aumentou consideravelmente o número de empregados. A alta demanda por munição, um vez que os Estados Unidos fornecia armamentos aos Aliados (por exemplo o Brasil) e estes não possuiam munição no novo calibre, devendo assim adquir, o desemprego caiu. Com o aumento de prudução em vários outros setores com vistas a gerra e com o aumento das demandas nacionais e internacionais, gerou-se uma grande prudução e consequentemente, o aumento do PIB em alguns países que se envolveram diretamente nos conflitos armados.