Othelo
Pesquisa sobre o livro Othelo, de Willian Shakespeare
Analise dos personagens do livro:
• Othelo: É o personagem principal, a trama gira em torno de si. General mouro que serve o reino de Veneza de caráter, atitudes e sentimentos nobres que contrastam com sua aparência rude. Muito ingênuo, já que cai na lábia de Iago. A sua idade não é revelada na obra, mas são encontradas algumas passagens que nos remetem a idéia que ele era um homem de idade avançada.
• Desdêmona: Gentil, delicada e bondosa tentava ajudar Cássio e era leal a Otelo. Era uma jovem nobre, pretendida por vários jovens da melhores famílias da República, não só por sua beleza, mas também pelo seu rico dote.
•Iago: Vil, mentiroso e invejoso. Não media as conseqüências de seus atos, passando por cima de todos para chegar ao seu objetivo: a vingança contra Otelo. Era uma figura mais diabólica do que humana. Ele era alferes de Otelo.
•Cássio: Tão ingênuo quanto Otelo, cai na lábia de Iago que o usa para executar seus planos. Era um jovem matemático florentino que nunca tinha comando um soldado, mas foi escolhido por Otelo para ocupar o cargo de tenente.
• Brabâncio: Pai de Desdêmona, rico senador e preconceituoso. Mostrou-se ser totalmente contraditório.
• Emília: Esposa de Iago e serviçal de Desdêmona, revela ao final da obra o caráter vil de Iago.
• Rodrigo: Fidalgo veneziano, apaixonado pro Desdêmona, que também foi usado por Iago.
A questão do prenconceito:
Preconceito racial, presente por toda a obra, já que muitos personagens zombavam de Otelo, por este ser negro. Mas há também prenconceito religioso da parte de Otelo e contra estrangeiros por parte de Rodrigo. O prenconceito(principalmente o racial) foi uns do principais tema abordados por William Shakespeare em drama.
Diferenças e semelhançãs entre Othelo e Dom Casmurro
A maior semelhança entre Dom Casmurro e Otelo é o tema do ciúme exagerado do marido (Bentinho Santiago e Otelo) por sua mulher