Osteoporose
Material teórico
Biofilme e Cárie Dentária
Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dra. Mariana Ferreira Leite Revisão Textual: Prof Ms João Paulo Magalhães
Biofilme e Cárie Dentária
Nos documentos da disciplina vocês encontrarão o conteúdo teórico que deve ser lido antes da atividade de sistematização. No material complementar, vocês encontrarão um texto sobre cárie dentária.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
A cárie dentária é uma doença multifatorial e um tipo de microrganismo é um dos fatores envolvidos entre os agentes etiológicos da doença. É causada pela desmineralização dentária na presença de ácidos produzidos por uma placa bacteriana cariogênica. Diante disso, é muito importante conhecermos os mecanismos de formação e colonização dessa placa cariogênica. Para que os microrganismos cariogênicos consigam sobreviver e colonizar a estrutura dentária, eles devem possuir alguns mecanismos especiais de aderência que serão fixados sobre estruturas formadas na superfície dos dentes. Essas estruturas são conhecidas como película adquirida do esmalte. Aqui abordaremos a composição da película, os mecanismos de aderência microbiana e seu metabolismo.
Material Teórico
Introdução
A superfície de um dente irrompido não está em contato direto com o meio bucal, sendo recoberto por um tegumento embriológico que pode ser classificado em estruturas de desenvolvimento e adquiridas. Logo após a erupção, esse tegumento é removido e sobre a estrutura do esmalte é formada uma película protéica que atua como base para a colonização microbiológica. Essa película ao receber células da cavidade bucal (principalmente bactérias) recebe o nome de biofilme ou placa bacteriana. Essa placa bacteriana pode ser formada por microrganismos patogênicos responsáveis pelas