Osteoporose
Disciplina: Educação física
Aluno: Genyson Santana dos santos /Wendeley Siqueira
Ano :1º ano/Turma:1009
23 de Março de 2015
Introdução
Osteoporose
.Neste trabalho abordamos algumas noções importantes relacionadas com a doença. Começamos por expor a definição de Osteoporose e seus tipos. Mencionamos a sua sintomatologia e o impacto inerente á qualidade devida dos doentes. Referimos também aspectos do osso, sua remodelação e metabolismo fosfo-cálcico.Explicitamos como se desenvolve a Osteoporose quais os fatores de risco, seu diagnóstico e tratamento. Visto que somos estudantes do curso de Desporto, mencionamos de uma forma um pouco mais aprofundada, o impacto do exercício físico no tratamento Da Osteoporose.
Osteoporose é uma doença óssea metabólica (doença sistêmica do esqueleto) caracterizada por uma diminuição da massa óssea inconsequentemente fragilidade e deformação do tecido ósseo.Esta doença, por fragilizar bastante o tecido ósseo, é caracterizada por provocar fraturas ósseas.É uma doença mais comum nas mulheres do que nos homens e está associada ao processo natural de envelhecimento.A osteoporose é uma doença que progride lenta e silenciosamente e raramente apresenta sintomas. É, atualmente, considerada um dos maiores problemas de Saúde Pública da humanidade.
Podemos verificar na Fig.1 , as diferenças entre um osso osteoporótico(bastante poroso) e um osso normal. Diagnóstico
O diagnóstico da Osteoporose deve ser feito o mais rápido possível, de modo a detectar uma massa óssea baixa antes que ocorra uma fraturas óssea.Existem equipamentos médicos, equipamentos modernos, que tornam possível a medição de massa óssea ou a quantidade de osso.O diagnóstico da doença pode ser efetuada através de uma densitometria óssea ou raio-X.A densitometria óssea é um exame que permite determinar a densidadedo osso através da absorção dos protões emitidos por uma fonte radioactivaque atravessa o osso.A quantidade absoluta de osso