osteoporose
Definição A osteoporose é um distúrbio do metabolismo ósseo, melhor definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a redução da massa óssea, associada a um desarranjo da microarquitetura do osso, que resulta em maior fragilidade óssea e risco aumentado de fraturas”. É a doença metabólica óssea mais prevalente, caracterizando-se por um aumento na porosidade do osso cortical e afilamento do osso trabecular. Há, portanto, diminuição na quantidade de osso, porém sua composição se mantém.
Incidência Essa patologia é um agravante problema de saúde pública,. Na população branca de países desenvolvidos, cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade acima de 50 anos terão fraturas por fragilidade óssea no decorrer do resto de suas vidas. Nas mulheres, o risco de ter fratura de quadril é 1 em 6, enquanto o risco de desenvolver câncer de mama é 1 em 9. Uma mulher de 50 anos apresenta um risco de fratura osteoporótica durante a vida de 17,5% para o colo do fêmur, 15,6% para as vértebras, 16% para o rádio distal, e de aproximadamente 40% em qualquer outro local do esqueleto. Afeta mais de 20 milhões de norte-americanos/ano, e estima-se que gere um custo total anual – em decorrência das fraturas - de 20 bilhões de dólares nos EUA e 30 bilhões de dólares na União Europeia.
Causas A osteoporose pode resultar de diversas causas, acometendo tanto homens como mulheres, incluindo crianças e adolescentes. A causa mais comum é a deficiência de estrogênio no período pós-menopausa. A densidade óssea em