Osteoporose
A saúde óssea é promovida pelas atividades físicas regulares de sustentação de peso que utilizam a força e a potência muscular e exercem força sobre o esqueleto acima das quantidades normais.
Ocorrem 336 mil fraturas de quadril relatadas nos Estados Unidos a cada ano. A causa? Osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e que se desenvolve gradualmente e os torna tão frágeis que podem fraturar-se em condições normais. A osteoporose, algumas vezes denominada de “doença do osso frágil”, origina-se do termo latino que significa “osso poroso”. Os locais mais frequentemente afetados são a coluna vertebral, os quadris e os antebr
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas ; Doença comum na terceira idade , tem sido bastante citada em reportagens alertando para a importancia do consumo do cálcio e habitos saudaveis .
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas tais como :
• Fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados;
• Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras.
• A reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose.
Prognóstico
Os pacientes com osteoporose têm grandes riscos de terem fraturas adicionais. O tratamento para a osteoporose pode reduzir consideravelmente o risco de fraturas no futuro.
As fraturas no quadril podem levar a uma dificuldade na movimentação e um risco