osteoporese
Osteoporose:
Causas, Sintomas, Tratamento, Prevenção e Curiosidades.
254889075565Trabalho apresentado à disciplina Anatomia e Fisiologia Humana ministrada pela professora. Joana da Mata, para obtenção parcial de nota B2 no curso Superior de Radiologia.
020000Trabalho apresentado à disciplina Anatomia e Fisiologia Humana ministrada pela professora. Joana da Mata, para obtenção parcial de nota B2 no curso Superior de Radiologia.
Discentes;
Adriana, Débora, Érickson, Erasmo, Milton, Maria Juciene e RaufRio Branco – AC
2014
OSTEOPOROSE
O que é osteoporose?
A osteoporose é a doença metabólica mais comum. Ela faz parte do envelhecimento normal e é mais comum em mulheres do que em homens. Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea e desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, que ficam mais sujeitos a fraturas, seja por pequenos traumas ou espontaneamente. A osteoporose se deve-se à brusca diminuição da absorção do cálcio, devido à queda na produção de estrógenos que ocorre na menopausa. Como os homens também produzem estrógenos (embora em muito menor quantidade que as mulheres), a osteoporose também pode afetá-los, embora o faça em número muito menor.
Estrutura e Função do Osso O esqueleto ósseo é um tecido vivo e complexo, dentre outras funções, dá suporte aos músculos e proteção a órgãos vitais e, principalmente, armazena o cálcio, essencial para numerosas funções orgânicas, incluindo a manutenção da densidade e força dos ossos. O organismo usa o cálcio dos ossos quando não existe ingestão suficiente ou quando há necessidade adicional, como na gravidez e na lactação, por exemplo.
Durante a vida, os ossos são constantemente formados e reabsorvidos, ou seja, o osso velho é removido e um novo osso é adicionado ao esqueleto. Na infância e adolescência, a adição ocorre mais rapidamente do que é a reabsorção e, como resultado, os