Osteopatia
Curso: Fisioterapia
Série/Turma: 5NA
Professor: Danilo Issa
Aluno RA
Osteopatia
Santo André
30/04/2013
HISTÓRIA DA OSTEOPATIA
A Osteopatia foi fundada em 1874 pelo Dr. Andrew Taylor Still, medico, em Missouri, Estados Unidos, que ficou desiludido com a medicina da época, quando 3 dos seus filhos morreram de meningite. Ele fundou a Osteopatia para a reforma da medicina mas quando encontrou hostilidade, desenvolveu-a como um sistema independente da medicina.
O primeiro colégio Osteopático foi estabelecido no Reino Unido em 1917 por John Martin Littlejohn, um escocês que tinha estudado com o Dr. Still Littlejohn alterou o currículo osteopático para incluir o estudo da fisiologia. Fundou a escola British School of Osteopathy, a primeira instituição de educação osteopática fora dos Estados Unidos e existe hoje em Londres.
A profissão é objeto de regulamentação legal após a aprovação da lei osteopata em 1993. O Conselho Geral de Osteopatia foi estabelecido pela Ata de regulamentar a profissão.
É uma ciência e filosofia, onde o terapeuta busca devolver ao corpo a funcionalidade e o equilíbrio, permitindo ao paciente melhorar sua qualidade de vida. Acredita-se que por meio de um sistema de tratamento que utiliza as mãos e uma abordagem de forma global, o corpo é capaz de criar seus próprios instrumentos de restauração para defender-se de diversas patologias.
Osteopatia trata uma ampla gama de problemas que o o corpo humano sofre durante a sua vida, como contrações musculares, dores articulares, tendinites, dor de cabeça, dor de costas, dores agudas causadas pelo stress, dores crônicas, asmas.
Evita o uso de muitos medicamentos, o que evita efeitos colaterais conhecidos (dor de estômago no caso de tomar anti-inflamatórios por muito tempo por exemplo).