Ossos da cabe a
O crânio e o esqueleto da cabeça e pode ser dividido em duas regiões distinta o neurocranio e o espancnicranio/vicerocranio.
- Esplancnocranio: Guarda a cavidade nasal, bucal e os olhos, ele aloja vísceras do aparelho digestório e respiratório, além dos órgãos dos sentidos como olhos, língua, orelha que formam os sentidos.
É formado pelo: osso nasal, osso maxila (forma quase todo o assoalho da cavidade nasal), osso incisivo, osso palatino, o osso temporal e o osso frontal que forma o teto da caixa cranial sendo um dos mais desenvolvidos. É do osso frontal que brotam os cornos pelo processo cornual do osso frontal.
OBS: Osso vômer representa o septo nasal, entre eles existe o órgão vômeres nasal que é uma mucosa fundamental para identificar odores principalmente na época de cruza. - Neurocranio: Abriga o encéfalo, bulbo, ponte, cérebro, cerebelo e bulbo. É formado pelo osso frontal, parietal, occipital, temporal e o interparietal (entre os dois ossos parietais) e o osso esfenoide.
Os ossos são divididos por linhas serrilhadas que com o tempo vai sumindo, essa fusão fisiológica recebe o nome de sinosteose, entretanto a linha que divide uma metade da outra de um mesmo osso, essa linha é praticamente reta. Seios paranasais são ossos pneumáticos que servem para aquecerem o ar, melhorar o som e diminuir o peso.
OBS: O ponto mais frágil do crânio do animal e achado quando traçamos uma linha do olho ao corno do lado oposto do crânio, onde essas linhas se juntam e o ponto mais fino do crânio sendo usado para dar a marretada durante o abate.
Forames:
Qualquer buraco no osso se chama forame e serve para a passagem de nervos e vasinhos.
-Forame supraorbital continua ate a orbita óssea e leva uma artéria. Quando a orbita e incompleta o forame Supra Orbitário se torna desnecessário como ocorre com carnívoros e suínos.
-Forame Lacrimal: Osso lacrimal tem um forame que é por onde sai a lagrima, esse forame