osque osque
Exercícios
1- (UEL) Ana possui olhos amendoados e cílios compridos e um charmoso “furinho” no queixo, que deixam o seu rosto bastante atraente. Essas características fenotípicas são as mesmas de sua mãe. Já seu pai tem olhos arredondados, cílios curtos e não tem “furinho” no queixo. Ana esta grávida e o pai da criança possui olhos arredondados, cílios curtos e com um furinho no queixo. Essas características são controladas por genes com segregação independente. Os alelos dominantes: A controla o formato de olhos amendoados, C os cílios compridos e F a ausência do furinho.
Qual o genótipo da Ana e a probabilidade de que elas tenha uma filha com olhos arredondados, cílios compridos e furinho no queixo?
a) Ana: AACCff / Filho desejado: ¾
b) Ana: AaCcff / filhos desejado: ¼
c) Ana: AaCCff / filho desejado: ¼
d) Ana: AACcff / filho desejado: ¾
e) Ana: AaCcff / filho desejado: 1/16
2- (FUVEST) Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para F. considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão formar encontraremos apenas a (s) combinação (ões):
a) Adf
b) AADDFF
c) AaddFF
d) AdF e adF
3- A taxa ou frequência de permutação entre pares de genes que estão ligados é constante e depende da distância que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possível construir mapas gênicos, que mostrariam a distribuição dos genes ao longo do cromossomo e as distâncias relativas entre eles. O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gênico.
Com base nas informações contidas no quadro, é possível afirmar que os valores corretos para as taxas de permutação em X e Y são, respectivamente:
a) 5% e 20%
b) 15% e 5%
c) 20% e 15%
d) 20% e 5%
4- A grande variação da cor da pele na espécie humana deve-se não apenas à herança quantitativa, mas também à maior ou