Democracia
A sociedade demoocrática não esconde suas divisões, mais procura trabalha-lá por forma de leis e instituições.Mas no capitalismo há muitos obstáculos e elementos que são opostos da democracia, como a exploração nas classes socias por outras, mesmo que a ideia da democrácia é que todos são livres e iguais.
Entre o povo e o estado surgiu o partido politico, onde as decisões estã na mão dos candidatos, isso ampliou os direitos dos cidadões e a exploração dos trabalhadores diminuiu muito,sobretudo com o estado do Bem – Estar social, que surgiu na Europa.
No entanto, houve um preço a pagar: a exploração mais violenta do trabalho pelocapital recaiu sobre as costas dos trabalhadores nos países do Terceiro Mundo.
Aconteceu uma divisão do trabalho e da exploração que melhorou as direitos de muitos trabalhadores, mais também agravou condições de vida de outros. Nos países avançados capitalistas crescia esse Estado do Bem –Estar Social e a democracia social, onde as pessoas tem benefícios, mais acesso a saúde e educação, o indice de mortalidade é baixo etc. Já nos paises de 3 mundo aconteceu um grande numero de desempregos e eram implantadasditaduras e regimes autoritários, com os quais os capitalistas desses países se aliavam aosdas grandes potências econômicas
O direito á participação política também encontra obstáculos. De fato, no capitalismo dasegunda metade do século XX, a organização industrial do trabalho foi feita a partir de um divisão social nova: a separação entre dirigentes e executantes. Os primeiros são osque recebem a educação científica e tecnológica, são considerados portadores de saberesque os tornam competentes e por isso com poder de mando. Os executantes são aquelesque não possuem conhecimentos tecnológicos e científicos, mas sabem apenas executar tarefas, sem conhecer as razões e as finalidades e sua ação. São por isso consideradosincompetentes e destinados a obedecer (resume)