osi / tcp ip
POSITIVO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL
COMPARATIVO ENTRE OSI E TCP/IP
CURITIBA
2014
GILSON OLEKISEO TRACZ
COMPARATIVO ENTRE OSI E TCP/IP
Pesquisa apresentada como exigência para obtenção de competência na disciplina de Redes de Informática Industrial do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial do Centro Tecnológico Positivo.
Orientador: Dario Almudi Neto
CURITIBA
2014
1. MODELO OSI Três conceitos são centrais no modelo OSI:
1. Serviços
2. Interfaces
3. Protocolos O modelo OSI faz uma explícita distinção entre estes conceitos básicos. As camadas inferiores fornecem alguns serviços para as superiores. Na definição de serviço, especifica-se o que cada camada faz, não diz como as camadas acima acessam e como ela trabalha. Há Uma interface de camada que diz aos processos acima como acessá-lo, especificando os parâmetros e os retornos esperados, mas não fala sobre o funcionamento interno da camada. Os protocolos pares usados na camada são assunto próprio da camada. Ele pode usar quaisquer protocolos que ele queira, desde que forneça o serviço requerido. Também pode mudá-los sem afetar o software nas camadas mais altas.
Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria camada ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações para o usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.
Camadas do modelo OSI;
Aplicativo
Apresentação
Sessão
Transporte
Rede
Vínculo de Dados
Física
1.1 Camada de Aplicativo
A camada de aplicativo serve como a janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar serviços de rede. Essa camada contém uma variedade de funções normalmente necessárias: Redirecionamento de dispositivo e o compartilhamento de recursos, Acesso remoto a arquivos, Acesso de impressora remota,