Os ícones da guerra fria no brasil
Essas inovações, provocaram uma aceleração do processo de êxodo rural e crescimento das cidades em função do intenso processo da industrialização. Esse presidente tem como símbolo a construção de Brasília, que provocou a ocupação do Centro Oeste do Brasil e transformação dela em um polo de atração nacional. Esse projeto conseguiu durante um certo momento amenizar os conflitos da Guerra Fria, pois uniu pessoas de direita (capitalista) e de esquerda (socialistas).
As grandes mudanças no cenário urbano brasileiro provocaram também seus reflexos na cultura e na arte. Houve uma exploração comercial do cinema, teatro e da música. Na música surgiu a Bossa Nova, influenciado no estilo norte-americano e no teatro apareceu Nelson Rodrigues causando escândalo ao tematizar os conflitos de uma classe média urbana, angustiada por incertezas existenciais e por problemas materiais. No cinema, a produtora Atlântida tematizou o Brasil com base nos modelos de Hollywood, além da produtora Vera Cruz que também foi um expoente, mas o maior deles foi o Cinema Novo com o filme Rio 40 graus.
No campo político-social, o Brasil estava preocupadíssimo com o comunismo. Primeiro no início da década de 60 houve a renúncia do então presidente Jânio Quadros, que teve como sucessor o trabalhista João Goulart. Com a intensificação da Revolução Cubana, a pseudoligação de Jango (nome dado a João Goulart) com os ideais trabalhistas de Getúlio Vargas, o aumento das