Os S Mbolos S O Imagens Que Representam As Id Ias E Os Fen Menos Da Realidade Pra O Texto
Um dos usos mais coloridos e atraentes de símbolos ocorre na Heráldica. Com uma variedade de elementos temos plantas, animais, pessoas, seres mitológicos, formas geométricas, cores e inscrições que são reunidos num brasão ou numa bandeira para representar uma família, uma empresa ou uma nação. A prática da heráldica vem da Idade Média, para identificar cavaleiros em combates ou torneios. Logo se formou um sistema complicado, que teve de seguir normas escritas, postas em prática por arautos ou "heraldos" dos reis. Os cavaleiros e seus cavalos se vestiam suntuosamente para uma "justa" (disputa em torneio). Os símbolos heráldicos apareciam no escudo, na armadura e no manto (cota de armas) usado sobre ela. O brasão servia para identificar o dignitário a cujo serviço o arauto se encontrava e suas roupas ostentavam as cores desse nobre. O vocábulo heráldico deriva do alemão "Herald", anunciador, arauto, transmissor das ordens ou leis dos soberanos e suseranos.
Heráldica é a ciência e arte que estuda e interpreta as origens, evolução, representação e simbolismo dos Brasões de Armas. É também o conhecimento das regras, segundo as quais as armas devem ser compostas, definidas e reproduzidas. A heráldica é uma representação de símbolos criados desde a Idade Média, no tempo das cruzadas, e acessíveis ao homem moderno.
Os símbolos começam com nossas fardas, insígnias, distintivos, viaturas, e todo o mais que compõe a nossa chamada: linguagem institucional. Na nossa identidade, alguns