Os três tipos de dominação legítima - Marx Weber
Ciência Política III
Maressa de Souza Batista OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Dominação significa a porbabilidade de encontrar obediência. A submissão pode ser dade por interesse, costume ou afeto e costuma se apoiar nas bases que funda a legitimidade da dominação.
Dominação Legal
É em virtude do estatuto, seu tipo mais puro é o da dominação burocrática. Tem por idéia que os direitos podem ser criados ou modificados pelo estatuto " sancionado quanto a forma". O dominante é eleito ou nomeado, todas as partes da Dom. Legal são "serviços" empresas e seu quadro administrativo é composto por: funcionários nomeados pelo senhor e membros da associação "cidadãos", "camaradas".
A obediência é feita pela regra isntituida que indica quem ordena e quem obedece. Porém o que ordena também obedece à regra estabelecida, mesmo sendo para que ele exerça poder sobre o funcionário, onde existe umcontrato do serviço com pagamento fixo segundo seu cargo.
Seu ideal é que o funcionário não trabalha por motivos pessoais ou sentimentais. A obediência está na ierarquia dos cargos, mas contem direitos de se queixar de algusn regulamentos e para que tudo funcione, precisa ter a disciplina de serviço. A Dom. Legal existe em qualquer estrutura que tenha quadro administrativo numeroso. A burocracia é o tipo mais puro da dominação ega, mas nem todos as dominações são burocráticas, pois nem todos se dá por funcionários contratados, não se pode encontrar um quadro administrativo puramente burocrático.A Dom. burocrática não é só legal, mas também tudo que está sob regras estatuídas e que tenha o exercício do direito de domínio e que seja congruente com o tipo de administração.
Dominação Tradicional
É dada pela crença das ordenações e dos poderes senhoriais seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. O dominante é de caráter comunitário, onde o "senhor" ordena e os "suditos" obedecem, e essa obediênica é dada por tradição, fidelidade, sendo