Os três atos acadêmicos
CAMILA RODRIGUES RAMOS
VIVIANE PEREIRA DE PAULA
OS TRÊS ATOS ACADÊMICOS
Imperatriz- MA
2010
CAMILA RODRIGUES RAMOS
VIVIANE PEREIRA DE PAULA
OS TRÊS ATOS ACADÊMICOS
Resumo crítico apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, sob a responsabilidade da professora Aricelma Costa para obtenção de nota.
Imperatriz- MA
2010
OS TRÊS ATOS ACADÊMICOS
Para Elizabeth Teixeira, segundo Bastos & Keller a maioria dos estudantes chegam às salas de aula com três tipos de imaturidades: imaturidade cultural, psicológica e lógica.
Barnes define o bom aluno como aquele que tem uma visão realista do curso, conhece os requisitos para ele, obtêm sucesso nos estudos e organiza seus hábitos. Ele estabelece um rápido debate sobre o ato de estudar e, seguindo sua trilha, há dois modos de aprender: o modo aquisitivo e o interativo.
Segundo a autora, para facilitar o estudo e a aprendizagem entre os estudantes, é importante praticar três aspectos: a atenção, a memória e a associação de idéias. E para formar o hábito de estudar precisa-se orientar os estudantes à desenvolver e organizar o tempo para estudar, o material com que estudar e o local onde estudar.
Elizabeth diz que necessitamos desenvolver a técnica de leitura dirigida. Ela possui dois momentos: o primeiro é ler para identificar a idéia central e o segundo, para procurar o significado e destacar os trechos significativos.
O ato de ler caminha de um ato mais simples, o entender o que está escrito através da decifração da escrita, para o ato mais elaborado, que é ler para se informar e só depois para o nível mais complexo, que é onde se compreende criticamente a realidade observada. Deve-se descobrir os conceitos, identificar os autores que o autor cita, descobrir a contribuição do autor lido ao tema em questão e verificar se o pensamento do autor está vinculado a algum paradigma.
De acordo com a autora há três