habito de leitura
Alenita Alves Ferreira1 Jandira Rodrigues Pinto2
RESUMO
Este trabalho surgiu a partir da necessidade de averiguar o perfil do hábito de leitura dos acadêmicos de Educação Física do UNIVAG- Centro Universitário. A coleta foi realizada através da aplicação de um questionário com 10 questões fechadas, direcionadas aos alunos que ingressaram no ano de 2009, no curso de Educação Física. Foram entrevistados 34 acadêmicos sendo 12 do 1° semestre e 22 do 2° semestre, obtivemos que 71% dizem gostar de ler. A razão pela qual eles lêem é por obrigação 70,59%, dos pesquisados 32,4% lêem quatro vezes na semana e lê 47,06% uma hora por dia e por ano 38,2% lêem um livro. A fonte de leitura mais utilizada é o livro não técnico, na época de prova que lêem mais, o veiculo mais usado pelo acadêmico 73,5% é apostila, 52,9% declaram que sua dedicação para a leitura é insuficiente, e 91,2% considera a leitura como instrumento importante e indispensável para a formação pessoal e profissional do indivíduo.
Palavras Chaves: Leitura. Acadêmicos. Educação Física.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo de quatro anos de faculdade, tive a oportunidade de manter contatos frequentes com muitos profissionais e com muitos estudantes de vários semestres. Durante esse período observei que quando os alunos entram na faculdade, não tem o hábito de ler com frequência, preferem as atividades práticas.
De acordo com Lakatos e Marconi (2001, p. 15) “ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico”.
Diante disso, essa pesquisa vem contribuir para melhorar a eficiência dos professores e alunos de Educação Física do Ensino Superior, no sentido trabalharem juntos nos trabalhos de ensino-aprendizagem, pensando