Os tipo de Amor em Musicas
Os tipo de Amor em Músicas
Definir o amor é algo quase impossível. Ele vem sendo construído ao longo da história humana e pode ser dito como um sentimento de afeto, carinho e desejo. Pode ter significados diferentes entre as pessoas, e hoje, a Filosofia o distingue em três tipos: Filía, Ágape e Eros.
Filía
A Filía trata-se do amor vivido na família ou entre os membros de uma comunidade. Nela se destaca os laços afetivos de estima mutua, como a generosidade e união. Na música “Oração Pela Família” do Padre Zezinho, a presença deste amor é o que rege a música. Nela há trechos bem explícitos de amor entre a família, aonde compartilha ensinamentos para um lar prosperar. Trechos como: “Que nenhuma família termine por falta de amor”, “Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente”, “Que marido e mulher tenham força de amar sem medida”, “Que a família celebre a partilha do abraço e do pão” e “Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos”, dentre outras.
Ágape
O amor Ágape pode ser interpretado como o ato de amar o próximo como a si mesmo, mas também como o ato de amar sem querer algo em troca, onde o ato amoroso não é feito para receber algo. Na música “Ninguém te ama como eu”, de Martin Valverde, fala do amor de Jesus ao ponto de ser morto pregado numa Cruz, para salvar a humanidade. Na música Jesus diz ao fiel que sabe do sofrimento que tens passado, e que o fiel deve permanecer firme, pois Ele, o ama e sofreu porque o ama. Há vários trechos que explicitam o amor Ágape, como: “Ninguém te ama como eu, ninguém te ama, como eu” e “Olhe pra cruz esta é a minha grande prova”.
Eros
Eros é o amor diferentes dos outros, neste o amor é em busca do prazer, no corpo de outra pessoa. Também é o amor que nos impulsionam a nos ajeitar, para atrair a amada. Porém, este desejo não se resume em alcançar o outro como objeto, mas busca o reconhecimento do amado. Na música “Ela é top”, de Mc Bola, uma moça