Os solidos de platao
Platão, cujo nome verdadeiro era Arístocles nasceu em Atenas em 427 a.C. e morreu em 347 a.C, sua vida transcorreu entre a fase áurea da democracia ateniense, sua obra filosófica representará, em vários aspectos, a expansão de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade e de apogeu politico. Platão foi discípulo e admirador do trabalho de Sócrates (469 -399 a.C), um grande filosofo grego queao contrario de Platão, repudiava o pitagorismo e as profundas duvidas metafisicas o impediam de se dedicar ao estudo da matemática e das ciências naturais.
Segundo (BOYER, 1996 p. 77) A influencia de Sócrates no desenvolvimento da matemática foi ínfima não negativa. Isso torna ainda mais surpreendente que seu discípulo e admirador, Platão, se tornasse a inspiração para a matemática do quarto século A.C.
Sócrates morreu em 399 A.C, foi condenado à morte por envenenamento na frente de seus discípulos. Com a morte de Sócrates Platão resolveu viajar pelo mediterrâneo, deixando Atenas por um longo tempo. Em sua viagem conheceu Arquitas de Tarento (428-347 A.C), um filosofo, matemático, astrônomo, politico e influente cidadão de Torento, na Itália. Arquitas foi um cientista da escola pitagórica, e grande amigo de Platão, foi ele quem converteu Platão a uma visão matemática e talvez tenha sido aqui que ele soube dos cinco sólidos regulares. Foi - lhe atribuído o mérito de darmais rigor àmatemática,estabeleceuquadrivium:aritmética, geometria musica e astronomia como o núcleo de uma educação liberal, contribuindo assim para que a matemática se tornasse matériabásica na educação atual. De volta a Atenas 387 A.C, Platão passou a dedicar-se inteiramente a filosofia, fundando a Academia, sua própria escola de investigação cientifica e filosófica. A instituição logo adquiriu prestígios. Platão permaneceu na direção da Academia até a sua morte. A academia manteve-se em funcionamento após a sua morte, sendo fechado opito séculos depois pelo imperador