Os sistemas de informações na gestão de empresas
Geisa Lopes da Costa[1]
RESUMO
Cada dia que passa os sistemas de informação vem adquirindo cada vez mais espaço nas empresas. Sua utilização já é vista como ferramenta essencial no dia a dia e vêm aumentando de forma rápida, na gestão de negócios e planejamentos empresarial.
Palavras-chave: Sistema de Informação. Gestão de negócios. Gestor. Administração.
INTRODUÇÃO
É interessante observar que muitos gestores acreditam que o simples fato de informatizar a empresa, espalhando computadores e impressoras pelas unidades departamentais, ligando-os em rede e instalando sistemas, possa organizar as mesmas. Isto não é verdade, a Tecnologia da Informação e seus recursos, nem sempre resolvem os problemas das empresas e muito menos organizam as mesmas. A Tecnologia sem planejamento e ação efetiva, não contribuem com a empresa.
DESENVOVIMENTO
Sistema de informação é um conjunto de partes e componentes, logicamente estruturados, com a finalidade de atender a um dado objetivo. No campo empresarial, podemos dizer que: Sistema é um conjunto de funções logicamente estruturadas, com a finalidade de atender a determinados objetivos. Assim, podemos verificar que toda empresa é um sistema, um grande sistema, um macro sistema. A empresa em si é uma estrutura estática. O que movimenta esta estrutura, o que lhe dá dinamismo, é o conjunto de seus sistemas de informações, ou seja, a gama de informações produzidas pelos seus sistemas, de modo a possibilitar o planejamento, a coordenação e o controle de suas operações. Já é do consenso geral, no mundo empresarial, que as informações compõem um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. Podemos afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoal de alta e média administração, capacitado e motivado a se