Sistemas de informações na gestão de empresas
MÜLLER, Nicole
RESUMO
Há uma variedade de organizações, todas voltadas para a produção de algum tipo de bens e/ou serviços. O ponto comum entre elas é serem compostas por recursos humanos e demais recursos tangíveis, com missão a cumprir e objetivos a alcançar.
Para assegurar o cumprimento da missão e sua continuidade, os gestores, na condução das atividades empresariais, o farão de maneira formal, de acordo com estrutura definida pelo processo de gestão e cuja característica é demandar uma sucessão de tomadas de decisões. Para tanto, devem estar disponíveis dados, informações e dispositivos que permitam a simulação e a escolha da melhor alternativa entre as elencadas.
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a nenhuma compreensão de determinado fato ou situação. Já a informação é um dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.
O sistema de informação é um “conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais”.
Deve atender às necessidades das várias unidades quem compõem a organização, atravessando as fronteiras departamentais e viabilizando o inter-relacionamento dessas diversas áreas por meio de um fluxo de informações.
Classificam-se em: sistemas de informações de apoio às operações e sistemas de informação de apoio à gestão. Para que o sistema global de informações funcione adequadamente a um custo aceitável, é necessária a perfeita integração desses dois grandes grupos de sistemas.
Palavras-chave: organizações; gestão; sistema; informação; decisão
INTRODUÇÃO Podemos definir as empresas como grandes redes de informações, ligando as necessidades de decisões a serem tomadas às fontes de dados que se estende por todo o processo empresarial,