Os signos visuais
Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa.
A comunicação visual entre os homens tem vindo a evoluir, ao longo de milhões de anos, através de sons, dos gestos, das palavras, dos sinais e dos símbolos.
Dai a necessidade de estudar a evolução e significado da simbologia, visto que a simplicidade, rapidez, e eficiência dos sinais e símbolos na comunicação visual ajudam o artista enquanto emissor de uma mensagem visual, a ser aceita e compreendida pela comunidade, onde se encontra inserido.
A expressividade dos signos visuais
O signo visual é uma das formas de comunicar que o homem utiliza no seu dia a dia.
Para que o processo de comunicação se torne possível, é necessária a intervenção de uma série de elementos (os fatores da comunicação) relacionados entre si.
Através deles podemos emitir ou criar uma mensagem, recebê-la e responde-la.
Estes elementos são os seguintes:
A estrutura dos signos
Um signo visual para atingir os seus objetivos tem que ter uma estrutura pelos seguintes elementos:
Significado: Um signo visual só funciona se tiver um único significado, que se mantem durante muito tempo e é reconhecido pelos receptores.
O símbolo representado permitiu ao partido Nazi reconverter um antigo e de sinal positivo num emblema politico de força bruta.
Objetivo: Antes de se pensar num signo visual, devem-se definir os seus objetivos e funções.
O mesmo suporte serve para transmitir aos receptores vários signos diferentes com o mesmo objetivo.
Suporte: Um signo visual deve ser estudado de acordo com o tipo de suporte, desenho, pintura, imagem, fotográfia, cartaz, tem características própias, não só materiais como funcionais, que, tem que ser estudadas em conjunto com o signo visual que vai receber.
Fotografia da imagem no televisão no momento da apresentação do logotipo do canal de noticias CNN
Receptor: Cada signo tem um receptor