Os sertões
(a) Era uma terra sem lei dominante onde o governo não podia interferir.
(b) Era um local com muita água e as famílias fugiam para lá com medo da seca.
(c) Em canudos não tinha miséria e o exemplo dado não foi aceito pela classe dominante.
(d) Um local cheio de fartura e o comercio ali realizado dava prejuízo aos latifundiários.
2 )Canudos causou a ira dos governantes do Brasil por que:
(a) Um bando de “fanáticos” e mestiços, tendo um estranho profeta maluco a guiá-los dava exemplo de administração a todos e isso eles não podiam adimitir.
(b) O líder Antônio Conselheiro pregava contra a República e instigava os jagunços contra o governo.
(c) A população de Canudos queriam derrubar o governo nomear Dom Pedro novamente.
(d) O vilarejo estava aumentando a cada dia e o presidente do Brasil temia que o povo votassem em Conselheiro na s próximas eleição.
3 )Os sertanejos que se uniram em Canudos tentaram construir uma sociedade socialista, segundo Edmundo Moniz, esse fato ocorreu por que:
(a) a igreja se manifestou contra o República e pregava que Deus criou a terra para todos e que uma pessoa não podia ter mais que a outra.
(b) “ pelo fato da burguesia unir-se aos latifundiários com a proclamação da República em vez de efetivar a reforma agrária, tarefa histórica que lhe competia realizar.”
(c) Conselheiro reuniu seus seguidores com discursos socialistas e convenceu todos que a melhor saída e derrubar o governo republicano e elegem um socialista.
(d) O descaso do governo republicano e as leis severas que tomava a força as terras dos latifundiários fez com que todos fossem para Canudos.
4 )Antônio Conselheiro conquistou três grades inimigas: a burguesia, a igreja católica e o governo da república por que:
(a) era protestante assumido e pregava contra os abusos da igreja, discursava contra o governo e queria a volta de Dom Pedro e incentivava o povo invadir as terras ociosas dos