Os sentimentos contemporâneos
Observa-se, então, que o poder de coerção social necessário à sobrevivência da civilização contemporânea, está se desviando do rumo coerente das relações sustentáveis da humanidade.
As notícias recentes sobre os ataques aos jovens homossexuais na Avenida Paulista retratam mais um dos vários casos de violência discriminatória, e que justificam a tendência do conformismo e aceitação de tais atitudes pelas autoridades políticas; enfim, reforçam a idéia de que o "imperativo categórico" e sem poder de coerção estão funcionando negativamente contra o próprio homem.
É momento da comunidade de certos locais retomar a valorização da virtuosidade: equilibrar o sentimento conformista com o intolerante."
A leitura na sociedade brasileira
O jornalista Diogo Mainardi afirma que o hábito da leitura constitui o maior obstáculo para a ascensão social e o poder pessoal no Brasil. Infelizmente temos vários exemplos que mostram que pessoas sem formação acadêmica conseguem se destacar na sociedade.
Diogo escreveu o artigo “Ler não serve para nada” e gerou muita polêmica, pois a sociedade brasileira não valoriza a prática da leitura. São muitos os exemplos de pessoas que entram na política sem o mínimo de conhecimento para trabalhar, e os jogadores de futebol que passam a ganhar milhões e são semianalfabetos.
A mídia no Brasil atua de maneira estratégica, visando seus interesses, manipulando grande parte da população, fazendo acreditar em que o estudo e a leitura não são fundamentais