Os segurança do trabalho
Função: Técnico de Segurança do Trabalho
Atividades desenvolvidas
Acompanhar diariamente as diversas frentes de trabalho, avaliando e orientando a todos sobre as condições de trabalhos existentes e verificando a aplicação das normas de segurança contidas na Legislação; Propor novos EPI’s e EPC’s para melhorar as condições de trabalho; Ministrar o treinamento de integração para os novos colaboradores.
Riscos potenciais
Ruído de fundo das máquinas e equipamentos utilizados na obra, postura incorreta, quedas de mesmo nível e de nível diferente, lesões mãos e dedos.
Medidas de controle
EPI´s:
Protetor Auricular, capacete, Botina com Biqueira de Aço, Óculos de proteção contra impacto, Luvas de Raspa, Vaqueta ou Pigmentada; (quando necessário) Cinto de Segurança; (quando necessário) Uniforme completo.
EPC´s:
Extintores de incêndio.
Exigências gerais 1. Utilize os equipamentos de proteção conforme sinalização existente em seu local de trabalho; 2. Planeje, coordene e controle a execução da tarefa recebida, determinando o processo mais seguro a ser adotado; 3. Mantenha o setor organizado, limpo, bem iluminado e ventilado; 4. Realizar a operação no nível do piso do local de trabalho. Para serviço em altura, com risco de queda, executar os procedimentos de segurança para trabalhos em altura. 5. Utilizar o cinto de segurança com duplo talabarte para trabalhos acima de 2,00m. 6. Mantenha em condições de uso os extintores de incêndio do setor; 7. Execute seu trabalho sempre com cuidado, atenção e concentração. 8. Não entre em área isolada / sinalizada. 9. Não fique embaixo de carga suspensa. 10. Só utilize equipamentos se tiver sido treinado nos mesmos. 11. Separe os resíduos gerados na atividade em recipientes conforme o padrão de cores da coleta seletiva.