Os rios e a vida
Relata as principais características do rio Amazonas e mostra também a influencia do rio sobre o povo que mora a sua margem. Estende-se por mais de 6 mil quilômetros sendo o segundo maior rio em extensão perdendo apenas para o rio Nilo, o rio Amazonas também contém uma variedade impressionante de peixes superando até o oceano atlântico.
Muitas pessoas ainda vivem em casas de palafitas, o rio Amazonas muda muito de fluxo e pode inundar essas casas ou até mesmo depois de um rápido período reparar-se com o nível do rio muito alto que cobrirá essas palafitas.
O desenvolvimento industrial afetou diretamente os humanos e os animais existentes por sua extensão os navios frequentemente jogam lixo no rio, também, os ribeirinhos que moram nas margens sofrem com doenças causadas pelo lixo ou até mesmo pela condição de moradia. A cidade por sua vez, com o crescimento populacional crescendo de forma deliberada como é o exemplo de Manaus não tem mais para onde crescer e está tomando conta literalmente do rio e dá floresta ao redor da cidade.
Com isso já que a cidade é rodeada de uma floresta, esse crescimento afetou diretamente animais que ficam sem comida e sem o seu habitat natural que é a floresta e com isso, acaba indo parar nas casas dos moradores. O desmatamento florestal é um fator econômico e social que incomoda, um exemplo claro é a seca, as arvores servem como torres de agua essas mesmas puxam umidade da terra e liberam para que as chuvas caiam. Por volta de 6 hectares é derrubado a cada minuto destruindo esse ciclo que é fundamental para a vida.