Os quatro cs da comunicação do casal
Steve e Shaaron Biddulph, no livro Porque escolhi você, enumeram quatro excelentes maneiras de estabelecer comunicação entre um casal.
São elas:
• Cuidado;
• Co-valorização;
• Cooperação;
• Contigüidade.
CUIDADO: Todos precisam ser dependentes, receber carinho e cuidados. Não há nada melhor do que saber que há alguém que deseja a sua felicidade. Casais novos fazem isso a todo instante: com palavras, gestos carinhosos e sendo atenciosos. Quando nos apaixonamos, essas atitudes são facilmente ofertadas, e aceitas de bom grado. Algumas vezes, no afã do dia-adia, os parceiros se tornam menos dedicados e quase nem percebem ou apreciam o que lhes é oferecido rotineiramente, achando que não precisam agradar, pois o outro estará sempre ali.
CO-VALORIZAÇÃO: Sempre que tiver chance, converse sobre seus valores, crenças, aspirações, ideais, filhos... Esse é o departamento dos sonhos e da visão geral. Ao fazer isso, você e seu parceiro desenvolvem uma base comum sobre a direção para a qual suas vidas estão caminhando e sobre o que consideram valioso. Não é preciso lutar por concordância. O simples fato de expor seus pensamentos e explorar idéias, leva a uma vasta possibilidade de caminhos.
COOPERAÇÃO: Muito da vida diária é apenas uma questão de natureza prática, como: Transporte, dinheiro, compras, educação, pequenas tarefas e quem irá fazer o quê e quando. É fundamental manter essa discussão num nível objetivo e não emocional.
Preste atenção aos detalhes para que tudo seja mais fácil e tranqüilo, a longo prazo. Seja confiável em relação a cumprir o que disse que iria fazer. Faça listas, especifique necessidades, explore opções, negocie compromissos etc. Algumas pessoas levam a vida diária permitindo que um certo (des)tempero emocional esteja sempre interferindo no caminho. Elas complicam o que poderia ser muito simples.
CONTIGÜIDADE: É necessário brincar juntos. Alguns casais formam uma maravilhosa equipe de trabalho: