Os professores ainda transformam a sala de aula, num auditório de individualidades isoladas x por que a socialização e a prática da autonomia é tão importante para a formação do aluno?
451 palavras
2 páginas
A construção da coletividade na sala de aula exige um auto-questionamento constante do professor. “Será que tenho convicção de que estou transmitindo algo importante para os meus alunos, ou considero que a matéria que ensino é chata ou de pouca importância para a vida deles? Tenho me preparado (dentro das limitações) para as aulas ou vou apenas pelas experiências dos anos anteriores? Tenho procurado formas adequadas de trabalhar o conteúdo? Que tipo de relacionamento tenho tido com os alunos (em termos de maioria): confronto, defesa, agressão, compreensão, afetividade, competição, hostilidade, poder, ameaça ou amizade, respeito, diálogo, interesse, incentivo, desafio construtivo, motivação? Tenho jogado a culpa só nos alunos: vocês são alienados, individualistas, consumistas, irresponsáveis, bagunceiros, infantis, eximindo-me de qualquer responsabilidade? A consciência crítica começa pela autoconsciência.” E isso tudo exige que o professor tenha uma proposta, tem que ter responsabilidade, garantir que tudo aconteça, tem que está comprometido com o trabalho; assim não basta ensinar, deve estar atento para que o ensinado seja aprendido, então há ainda os que transformam a sala de aula num auditório de individualidade, só passa o que acha necessário, para não ter que pesquisar estudar e gerar questionamentos na sala de aula, ter que aprofundar no assunto, assim prefere usar o método de detentor do saber.
RODRIGUES (1997) destaca que o educador não é simplesmente um repassador de conhecimentos para seus alunos, pois o seu papel é bem mais amplo, porque ultrapassa uma simples transmissão de conhecimentos.
Dentro da sala de aula, o que se verifica na maioria das vezes é o estabelecimento de regras disciplinares no modo arbitrário. Além disso, pode- se perceber a não explicitação dessas regras e para ser cumprido o aluno sobre pressões com base em ameaças e punições, isso notamos que pode acarretar e provocar reações negativas, ou de resistência e indisciplina por