Os processos de uma empresa de moda
Autor: Andrea Barcaro
Aluna: Gerlane Cavalcanti
Os processos de uma empresa de moda é um texto que integra o livro
Linguagens, trocas e estratégias o sistema da moda. O texto traz um conjunto de descrição de forma concisa os processos de funcionamento de uma empresa de moda. Num primeiro plano a autora aponta como o mais importante, antes de examinar os aspectos do macroprocesso criativo, produtivo e logístico que dá corpo as empresas de moda, é ter claro e muito bem definido o que uma empresa de moda. A criatividade e o sucesso do produto vestuário da moda e seu conteúdo estilístico tem como ponto forte a figura do estilista, que gera interesse quase que imediato e de maior visibilidade. Outras figuram, assim como infinitos personagens, não menos importantes são citadas, como profissionais que em diferentes situações contribuem para a definição geral dos conceitos estilísticos e criativos.
Os métodos, segundo a autora, para tornar observável a complexidade de uma empresa de moda é segmentar o processo total em uma série de subprocessos e posicioná-los sobre o eixo do tempo. Assim é possível perceber o tempo do processo de uma empresa. É apresentado um esquema gráfico que possibilita a análise detalhada desde o portfólio, sistematização das coleções, do cronograma operacional, desenvolvimento da coleção, campanha de vendas, produção e compra com suas lógicas e filosofias produtivas, até a entrega ao cliente.
Nessa análise, concordo com a apresentação e acredito que a autora, embora tenha uma linguagem simples e seu texto seja cansativo e enfadonho de ler, consegue mostrar a importância de se ter um conhecimento mais aprofundado do que é uma empresa de moda e que produzir um produto de qualidade, como conteúdos estilísticos originais e materiais cuidadosamente selecionados, já é sinal importante de competência e é, portanto um pré-requisito para a competição a
altura.