Os Princípios de Contabilidade
Bordin, Angélica Wallau
RESUMO
Este relatório traz como tema Os Princípios de Contabilidade, e tem como objetivos específicos: reconhecer os Princípios de Contabilidade, suas finalidades e seu embasamento, demonstrar as vantagens da aplicabilidade dos princípios de contabilidade e identificar se os princípios estão sendo aplicados de forma correta na empresa. Partiu-se da interrogação: Os princípios de contabilidade são necessários? Estes princípios estão sendo cumpridos nas empresas de contabilidade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual foi realizada em um escritório contábil da cidade de Manoel Viana. A coleta de dados foi realizada através da observação não participativa, e um breve questionário de apresentação da empresa. Os dados observados foram analisados de forma a comparar com a revisão de literatura e com as Leis que esses princípios são embasados. Após a análise pode-se constatar que na empresa estagiada os Princípios de Contabilidade estão sendo aplicados de forma correta.
Palavras-chave: Princípios de Contabilidade. Evolução. Aplicabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Os Princípios de Contabilidade, com o passar dos anos, foram se consolidando e tornando-se cada vez mais imprescindíveis em relação às demonstrações contábeis e à homogeneização da contabilidade em geral. Na atualidade formam a fundamentação da contabilidade, princípios nos quais toda a contabilidade vigente deve estar, obrigatoriamente, em concordância. Desse modo os princípios prezam pela melhor forma de administrar um ato contábil, para que, quem esteja efetuando-o, não cometa algum equívoco.
Esta pesquisa faz-se necessária, pois ainda existem profissionais da área contábil que não estão familiarizados com estes princípios. Desta forma faz-se necessário esclarecer e explicar para os profissionais da área contábil qual a importância de aplicá-los corretamente.
Através