OS PRINCIPIOS CONTÁBEIS BASEADOS NAS RESOLUÇÕES
CFC 750 /93, CFC 774 /94 E CFC 1282 / 2010.
INTRODUÇÃO:
A contabilidade é uma ciência voltada ao aspecto da praticidade Ela possui princípios é de importante execução de trabalhos contábeis. As empresas de uma maneira ou de outra, quando não seguem os princípios da contabilidade, sofrem consequências relacionadas a este meio posteriormente.
Resolução CFC nº 750/93 O Conselho Federal de Contabilidade – CFC, por meio das Resoluções 750/93 e 774/94 estabelecem seis princípios, a saber:
1. Entidade;
2. Continuidade;
3. Oportunidade;
4. Registro pelo valor original;
5. Competência;
6. Prudência.
Princípio da Entidade O Princípio da Entidade define o patrimônio como objeto da Contabilidade, afirmando a autonomia patrimonial. Com isso, enfatiza a necessidade de separação do patrimônio dos sócios ou proprietários do patrimônio da entidade. Em resumo, a Resolução 750/93 do CFC comunica que:
1. A entidade goza de autonomia;
2. O patrimônio da entidade constitui objeto da Ciência Contábil;
3. O patrimônio da entidade não deve se confundir com o de terceiros, ainda que sejam os proprietários do negócio.
Princípio da Continuidade O Princípio da Continuidade considera que a entidade continuará em operação por tempo indeterminado e que esta condição deve ser levada em consideração quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais (quantitativa e qualitativa). O Princípio da Continuidade nos comunica que o patrimônio das entidades, depende das condições em que as operações se desenvolvem, a exemplo de:
1. Mudanças na conjuntura econômica;
2. Modificações na política governamental;
3. Problemas internos à entidade;
4. Eventos naturais.
Princípio da Oportunidade O Princípio da Oportunidade diz respeito à tempestividade e à integridade dos registros patrimoniais. A aplicação do Princípio da Oportunidade assegura a confiabilidade das informações relativas ao