escola da contabilidade
Baseado em Schmidt (2000), consideramos a obra La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá (1494) do Frei Luca Pacioli (*1445-†1517), como o nascimento do Estudo da Contabilidade. Porem descobertas arqueológicas nos levam a concluir que a Contabilidade tem origem pré-histórica, juntamente com a origem das civilizações. Baseado no Atlas da História do Mundo (1995), a Mesopotâmia foi a primeira civilização, em aproximadamente 3500 anos a.C, sendo assim considerada a precursora da Contabilidade. Portanto a evolução da Contabilidade está totalmente associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo.
Escola Europeia X Norte Americana.
Por volta do século XVII, na Itália, a Contabilidade teve um importante amadurecimento, quando diversas cidades serviram de entrepostos comerciais. a Itália foi também berço de grandes escritores como Frei Luca Pacioli, Fábio Besta, Giusepe Cerboné e Gino Zappa.
Com a decadência da Escola Italiana em 1920, a Escola Norte-Americana ganha importância devido a sua atenção quanto à prática, o que leva vários autores brasileiros a subestimar a Escola Norte-Americana. Porém, é importante resaltar que os diferentes setores da sociedade norte-americana são um campo fértil para o nascimento de uma nova contabilidade e que essa nova contabilidade não veio beneficiar somente os EUA, mas o mundo inteiro.
1 Escola da Contabilidade.
1.2.1 Escola Italiana.
A Escola Italiana foi a primeira das Escolas da Contabilidade, com o surgimento do Método Veneziano e sua divulgação através da obra La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá (1494) do Frei Luca Pacioli (*1445-†1517), a Escola Italiana ganhou força e se espalhou sobre toda a Europa. Dentro da Escola Italiana várias linhas de pensamento surgiram, sendo estas as mais importantes: Contismo, Personalismo, Neocontismo, Controlismo, Aziendalismo, Patrimonialismo.
1.2.2 Escola Norte Americana.
Criada no início do século XX