Os Pr Socraticos
Professor: Ivair Costa 1º Semestre de Psicologia
Renan Fernandes dos Santos
Filósofos
Ano/ Local
Arché
OS Pré-Sócraticos
Estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis).
Tales de Mileto
624 a.C. - 548a.C., em Mileto, localizada na Ásia Menor, atualmente conhecida como Turquia
Água é subjacente a todas as coisas, pode dizer que tudo está vivo e animado. A terra flutua sobre a água; assim sendo, a água é o princípio de todas as coisas.
Anaximandro
610 a.C. - 546 a.C. Mileto, Turquia
O arché não era algo visível Era uma substância etérea, infinita e indeterminada.
Anaxímenes de Mileto
585 a.C. - 528 a.C. Mileto, Turquia
Seria o ar e as coisas da natureza. Da mesma maneira que a nossa alma, que é ar, nos sustenta, também um sopro e o ar envolvem o mundo inteiro.
Pitágoras de Samos
571 a.C. - 495 a.C. Samos, Grécia
Números são a essência de todas as coisas. Considerou os números, as suas relações e as formas matemáticas como a essência e a estrutura de todas as coisas. Cada coisa possui um número. As leis que governam o cosmos são relações matemáticas.
Heráclito de Éfeso
535 a.C. - 475 a.C. , Éfeso, Turquia
Fogo. É impossível alguém se banhar duas vezes na mesma água no mesmo rio, o mundo é um fluxo permanente, pois tudo está em movimento e nada dura para sempre. O mundo, para Heraclito, era como a chama de uma vela - sempre o mesmo em aparência, mas sempre se alterando na substância.
Xenófanes de Cólofon
570 a.c. - 460 a.c,Cólofonfoi uma antiga cidade grega na região da Lídia, na Ásia Menor, atualmente conhecida como Turquia
A terra, através do elemento terra desenvolve sua cosmologia. Sua filosofia tinha sua lógica, pois, afinal, tudo o que existe começa na terra e tudo volta para a terra, tanto animais quanto plantas.
Parmênides de Eléia
530 a.C. - 460 a.C.