OS PLATELMINTOS
Tem cerca de 20 mil espécies, são encontrados em ambientes aquáticos também em ambientes terrestres úmidos. Têm vida livre e alguns vidas parasitária. Platelmintos são vermes que tem o corpo geralmente achatado.
Medem desde milímetros, até metros de comprimento, têm o tubo digestório incompleto, ou seja, apenas uma abertura. Não possuem ânus, por isso comem e eliminam fezes através de seu tubo digestório. Alguns exemplos dos Platelmintos são: as planárias, as tênias e os esquistossomos.
OS NEMATÓDEOS Os Nematódeos, chamados também de nematoides, são vermes com o corpo cilíndrico e afinado nas extremidades, muitas espécies tem vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre, outros são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Alguns nematódeos que parasitam o ser humano são: Ancilóstomos, lombrigas, oxiúros e filarias. OS EQUINODERMOS Todas as espécies dos equinodermos conhecidas são marinhas. Vivem geralmente no leito dos oceanos, deslocando-se lentamente sobre ele. Estrelas-do-mar, Pepinos-do-mar, Bolachas-da-praia, Ouriços-do-mar e Lírios-do-mar, são alguns exemplos de Equinodermos. A locomoção, a respiração, a circulação, a excreção e a percepção tátil desses animais são relacionadas com um sistema chamado Ambulacrário, esse sistema é também uma característica marcante nos equinodermos.
AS CLASSES DOS EQUINODERMOS O filo dos Equinodermos tem 5 classes principais: Asteroides, Equinoides, Holoturoides, Crinoides e Ofiuroides.
A REPRODUÇÃO DOS EQUINODERMOS
Tem sexos separados, ao se reproduzirem, machos e fêmeas lançam, respectivamente, espermatozoides e óvulos na água. Dão a união entre um espermatozoide e um óvulo surge o zigoto ou célula-ovo. Cada ovo forma uma larva ciliada, que se desenvolve e origina a forma adulta.