os pensadores sociológicos
Este estudo científico sobre o tema os pensadores sociológico, ligado as ciências sociais, e de carácter académico. Pude desenvolver este trabalho com apoio das investigações realizadas através de algumas bibliografias.
Como se sabe, um estudante universitário não deve se limitar no conhecimento que lhe é dado ou transmitido nas aulas pelos professores, das cadeiras estipuladas mas sim, deve ser um elemento incansável, decidido, corajoso e motivado para enriquecer os seus conhecimentos através das investigações científicas quer de forma isolada quer em grupo de estudo.
Neste trabalho procurei pormenorizar os conteúdos das obras desenvolvidos por alguns cientistas sociológicos de destaque, que tornar esta ciência uma realidade, em todas as sociedades modernas ou contemporâneas, isto é, falo-vos dos nomes: Auguste Comte, Émile Durkheim e Max Weber.
Este trabalho, não é só valioso para quem elaborou mas também poderá servir para o colectivo dos estudantes do ISTA, interessados em adquirir conhecimentos importantes nas várias passagens desenvolvidas. Porém, estou convicto que este é um subsidio valioso para mim e como sendo primeiro trabalho nesta cadeira será sempre uma biblioteca para consulta.
Introdução
Etimologia – A palavra sociologia deriva de um hibridismo, isto é, do latim socius (associação, sociedade) e do grego logos (razão, estudo, tratado sobre alguma coisa). Tem a sua origem na filosofia politica na antiguidade isto é, refere-se ao Platão e Aristóteles (foram apenas precursores), nesta época a sociologia era axiológica e/ou normativas. A palavra foi criada pelo filósofo francês Augusto Comte e está contida em sua obra fundamental: Curso de Filosofia Positiva. Etimologicamente, portanto, sociologia significa estudo da sociedade. Comte foi um pensador muito influente durante a segunda metade do século XIX.
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou