Os passaros que voam
A DRE é uma grande tabela que lista todas as receitas e todas as despesas da empresa. Demonstrando na ultima linha o resultado que pode ser lucro ou prejuízo.
Receitas
As receitas podem ser entendidas ou reconhecidas como as vendas ou alugueis da empresa:
Normalmente uma receita é reconhecida no momento da transferência dos bens ou produtos ou da prestação de serviços para os clientes. Exemplos:- venda de mercadorias (empresa mercantil); venda de serviços (empresa prestadora de serviços); venda de produtos produzidos pela empresa (indústrias); vendas de ativos imobilizados (esse tipo de venda não é rotineiro); aluguel de imóvel emprestado a terceiro; aluguel de dinheiro emprestado (juros de aplicações financeiras).
Esses exemplos podem ser usados para explicar que a receita é tudo àquilo que aumenta o PL da empresa.
Se a empresa fizer uma venda, ela receberá dinheiro de imediato (venda a vista) ou receberá um cheque ou uma duplicata a receber, que gerará dinheiro no futuro (venda a prazo). Em ambos os exemplos, o ativo da empresa aumenta sem que nenhuma divida seja gerada. Assim, o PL aumenta, pois Ativo >menos Passivo inalterado gera sobra maior.
Portanto, a venda é uma receita porque aumenta o PL da empresa, exceto aporte de capital.
Uma doação é uma receita? A- não. B – depende só se for do governo. C– depende só se for em dinheiro. D- sim. ( a doação sempre irá aumentar o ativo ($ ou produto doado) como não surge nenhuma divida o PL aumenta – ativo > menos Passivo inalterado)
Receita é tudo que aumenta o PL da empresa, deve-se ressalvar o aumento do capital feito pelos acionistas. Quando o acionista aporta recursos na empresa, haverá um aumento do capital social e do PL, contudo, esse aumento não é receita.
Definição formal de Receitas: "[...] aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de