relação do vôo das aves
Relacionando uma ave a um avião, pode-se dizer que as asas e penas longas das aves controlam os altos e baixos, assim como a decolagem e o pouso, como um piloto de avião controla os flaps. A cauda permite que as aves girem no ar, tanto para a direita quanto para a esquerda.
Vôo das aves: Voar por conta própria, porém, não foi uma conquista fácil. Foram necessários 150 milhões de anos para que, segundo a teoria mais aceita sobre a origem das aves, os descendentes dos dinossauros sofressem as modificações anatômicas que as tornariam as mais eficientes máquinas voadoras do planeta.
“A relação entre o peso, o comprimento das asas e a potência de cada uma delas é completamente harmoniosa”, explica o ornitólogo Reginaldo José Donatelli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, interior de São Paulo. As maiores aves, como o albatroz, aproveitam as asas de até 3,4 metros de envergadura para planar; assim, não precisam arcar com o todo o peso do corpo. As mais leves, como o canário, têm asas curtas, que batem sem parar. Gastam muita energia, mas voam depressa e