Os padrões de conhecimento e sua importância para o cuidado
PROFESSORA: ANA CLAUDIA CARNEIRO DOS SANTOS 2012.2
OS PADRÕES DE CONHECIMENTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CUIDADO Os Padrões de Conhecimento da Enfermagem foram organizados e sistematizados por CARPER (1978) após a Enfermagem ter sido estruturada por Florence Nightingale em 1850, quando ela estabeleceu a educação formal para a Enfermagem. Estes padrões interagem dentro de uma concepção de complementaridade, sem predominância de um em função do outro. Eles levam a uma reflexão crítica para compreender o significado do saber e os tipos de conhecimentos, considerados de maior importância para a área de enfermagem. Reconheceu quatro padrões distintos de acordo com a tipologia de significados, definidos como:
1. Empírico, a ciência da enfermagem
2. Estético, a arte da enfermagem
3. ¬¬O Componente do Conhecimento Pessoal da Enfermagem
4. Ético, o componente moral do conhecimento
PADRÃO DE CONHECIMENTO EMPÍRICO
É descrito como a ciência da enfermagem, sendo factual, descritivo, formulado discursivamente e verificável publicamente, tendo como objetivo desenvolver o conhecimento abstrato e explicações teóricas.
O termo empírico define-se como aquele relativo apenas à experiência e, pois, sem caráter científico. No entanto, o padrão empírico na enfermagem é considerado um conhecimento que provém de perspectivas diversas, assim como da experiência científica.
O termo ciência da enfermagem começou a ser empregado ao final da década de 50 e a partir de então, evidenciou-se uma crescente necessidade de construir e consolidar um corpo de conhecimentos que fossem específicos para a enfermagem, fundamentado na ciência, organizado sistematicamente em leis e teorias gerais com o propósito de descrever, explicar, predizer e controlar os fenômenos de especial interesse para a área de enfermagem.
É o padrão essencial para a compreensão do