os os sos so
4. TAMISAÇÃO
O processo de pulverização limita-se a fragmentar a droga vegetal, servindo a tamisação para separar aquelas partículas que apresentam as dimensões próprias dos pós.
A tamisação é uma operação destinada a separar, mecanicamente, através das malhas de um tecido apropriado, partículas sólidas com diferentes dimensões.
Os tecidos utilizados na tamisação atuam como uma verdadeira rede, apenas deixando passar aquelas partículas cujas dimensões sejam, pelo menos, ligeiramente inferiores à abertura das respectivas malhas e retendo, por outro lado, as de tamanho maior. Desta maneira, é a largura da malha que condiciona a dimensão das partículas que atravessam os tecidos e, assim, estabelecidos estas larguras, pode-se estabelecer o tamanho dos grânulos. A tamisação não representa só um processo de separação, como serve também para estabelecer as dimensões das partículas que constituem os pós.
1. Material utilizado:
Aparelho vibratório;
Tamises, tampa e fundo;
Balança analítica;
Becker e/ou papel para pesagem.
1.
2. Procedimento:
Segunda parte da aula:
Extração por maceração:
É um processo de extração que ocorre em recipiente fechado, a temperatura ambiente, consiste em submeter a droga vegetal à extração com um solvente (ex: álcool