Os obstáculos á actividade Física
Desde bebés que o ser humano precisa de se movimentar livremente para crescer saudável. Hoje em dia existem cada vez mais obstáculos á actividade física, e conforme o tempo vai passando com a modernização dos equipamentos, com inovações tecnologicas e os tempo livres intitucionalizados, criam-se cada vez mais barreiras á prática física, os adultos não dando atenção e importancia a estas actividades.
Deste modo criou-se uma cultura do Sedentarismo conhecida já como a doença do século, que consiste na pouca actividade física, neste caso em concreto das crianças, estas não praticando qualquer tipo de actividade optando por brincadeiras pouco activas, como por exemplo ver televisão, ou jogar computador, isto podendo causar diversas consequencias para o desenvolvimento físico e motor da criança, como causar diversas doenças.
Um dos obstáculos é a falta de espaços livres para estas práticas activas, as famílias muitas vezes vivendo em casas sem espaços ao ar livre, ou em apartamentos onde não existe espaço algum. Para agravar a situação existem poucos espaços infantis, e os que existem muitas vezes não têm as condições apropriadas, tendo falta de higiene e pouca segurança para as crianças lá brincarem.
Cada vez mais os pais e a família têm menos tempo livre para os seus filhos, devido ao seu emprego e ao hórario rígido que este exige, assim as outras actividades vão sendo deixadas para trás, mais uma vez contribuindo para a cultura do sedentarismo, o tempo que sobra sendo para as rotinas, como comer e dormir. Podemos constatar que a disponíbilidades dos adultos para com as crianças é muito pouca, criando consequências para o desenvolvimento motor das crianças que é pouco estimulado.
Desta forma a educação motora das crianças está a ser deixada para trás, a actividade física não sendo uma prioridade em algum momento e quando esta acontece é agendada e não explorada de uma forma expontania pela criança. Assim as brincadeiras