Os métodos contraceptivos
Métodos Reversíveis
Reversível é o método que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas que permite o retorno á fecundidade quando se deixa de utilizá-los. Os métodos contraceptivos reversiveis podem ser naturais ou não naturais e dentro dos não naturais existem os métodos mecânicos e químicos.
Principais Métodos Reversíveis (Não-hormonais) 1. Camisinha: condom ou preservativo. Ela deve ser usada durante toda a relação sexual, pois os espermatozóides estão presentes também na secreção de lubrificação do pênis, e não só na ejaculação. É o único método que protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Se bem colocada, ela evita gravidez na grande maioria dos casos. Sempre recomendamos utilização de outro método em conjunto. Existe a masculina (todos usam e conhecem) e a feminina (menos difundida no Brasil e mais difícil de usar pois exige um conhecimento do corpo e capacidade de se manipular para colocá-la).
2. Diafragma: é uma membrana de silicone que é prescrita pelo médico, adequada para cada tamanho de vagina (que o médico consegue medir), e que é colocada antes da relação sexual pela mulher e deve ser retirado algumas horas depois, junto com um espermicida (gel que impede os espermatozóides de se mexerem). Ela cobre a entrada do útero e impede os espermatozóides de passarem. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. É mais difícil de ser usada e não é muito prescrita pelos médicos hoje. Exige um conhecimento do corpo e capacidade de se manipular para colocá-la.
3. DIU: dispositivo intra-uterino. Em